4 anos sem folia

Definição sobre o carnaval de rua de Santa Maria deve ocorrer só na próxima semana

da redação

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

A reunião prevista para tratar da realização do carnaval de rua de Santa Maria, que ocorreu no final da tarde desta quarta-feira, terminou sem uma definição do assunto. De acordo com a secretária de Cultura, Marta Zanela, estão previstos novos encontros entre a Associação Aliança pelo Samba e os presidentes das oito Escolas de Samba da cidade para que seja feita a definição sobre a Folia do Momo em 2019. Já são quatro anos consecutivos sem carnaval de rua na cidade.

- A reunião terminou sem uma decisão, mas ficamos muito felizes com o que foi tratado. Ao longo dos próximos dias, outras reuniões estão previstas. A gente que e torce para que o Carnaval seja realizado, mas ainda não temos uma definição - comentou Marta.

O prazo para a decisão sobre a realização do Carnaval terminou em 29 de dezembro, mas a Associação, em conjunto com a Secretaria de Cultura, já estava correndo contra o tempo na busca por recursos para realizar a festa popular, em março deste ano, que tem o custo estimado em R$ 648 mil para as três noites. O valor é para investir em estrutura, segurança, entre outros gastos.

Conforme a secretária de Cultura, há dois anos, o grupo tenta arrecadar dinheiro, mas não consegue toda a verba. Tanto a secretaria quanto a Associação tentaram buscar recursos por meio da lei federal, mas não foram encontradas empresas parceiras até o momento. Desde janeiro até agora, a Associação conseguiu captar cerca de R$ 50 mil, mas caso não atinjam 20% do valor total, existe a possibilidade do dinheiro retornar para as empresas que ajudaram.

A Prefeitura de Santa Maria sugeriu um novo formato de Carnaval de rua. A descrição e os detalhes serão repassados às escolas para que, juntos ao Poder Público, as agremiações possam discutir e debater as melhorias. O projeto, inicialmente, consiste em trazer o Carnaval para a área central. Assim, não haveria o desfile tradicional, mas uma grande festa envolvendo as agremiações, clubes e os blocos. Uma comissão formada entre representantes da Prefeitura e da Associação Aliança pelo Samba vai se reunir nos próximos dias para estudar a proposta e formatá-la.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Justiça Eleitoral disponibiliza acesso à biblioteca digital Anterior

Justiça Eleitoral disponibiliza acesso à biblioteca digital

86 vagas de empregos e estágios para quinta-feira em Santa Maria Próximo

86 vagas de empregos e estágios para quinta-feira em Santa Maria

Geral